Pré-Registo
 

Condições gerais para a inscrição de leitor e obtenção do cartão de utente

O acesso às Bibliotecas Municipais do Porto é universal e a consulta ou leitura de obras que integram os seus fundos documentais é gratuita, mediante um simples registo/inscrição e apresentação de um documento de identificação válido com fotografia.
 
Para leitores que frequentem com alguma regularidade as Bibliotecas Municipais ou para usufruto de determinados serviços facultados, designadamente empréstimo domiciliário, acesso à Internet e utilização de recursos informáticos na rede interna das bibliotecas, fotocópias em regime de auto-serviço (somente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett), entre outras valências, é necessária a posse e utilização de um cartão de leitor/utente.
 
Os cidadãos portadores de deficiência visual (cegos e amblíopes) que pretendam aceder a conteúdos áudio disponibilizados no âmbito da Biblioteca Sonora Digital deverão seleccionar a correspondente opção/tipo de inscrição no formulário de pré-registo.
 
Ao inscrever-se como leitor das Bibliotecas Municipais, o utilizador compromete-se a:
 
  • fornecer informações verdadeiras e exactas, solicitando a sua actualização sempre que estas sofram alterações;
  • assumir total responsabilidade pelos movimentos efectuados (requisições, empréstimos, circulação de documentos,.);
  • respeitar os prazos de empréstimo e repor documentos porventura danificados ou extraviados na consulta presencial ou no empréstimo domiciliário;
  • aceitar e cumprir normas de conduta e de utilização/funcionamento em vigor nas bibliotecas.
  •  
    Reservada a utilizadores registados, a área personalizada "O meu registo" permite, entre outras funcionalidades, saber quais os prazos de entrega dos documentos requisitados, efectuar renovações ou activar pedidos de reserva, actualizar perfil, etc. Poderá, desde já, preencher o formulário de pré-registo de leitor/utente das Bibliotecas Municipais do Porto.
     
     
     
     
    Os dados recolhidos serão processados, informaticamente, nos termos definidos pela Comissão Nacional de Protecção de Dados e destinam-se a ser utilizados, pelas Bibliotecas, para fins estatísticos, gestão de utilizadores e empréstimos e para eventual envio de informaçãorelacionada com actividades promovidas pelas Bibliotecas Municipais ou serviços culturais do Município do Porto, não sendo, em caso algum, cedidos a terceiros. É garantido ao utilizador o direito de acesso aos dados que lhe digam directamente respeito, para efeitos de rectificação, aditamento ou eliminação.
     
    CMPCultura
    Contatos